Nutricionista

O Atendimento é realizado através da avaliação do estado nutricional do paciente, identificando suas necessidades calóricas, bem como a avaliação da composição corporal, dos quais resultam num planejamento alimentar individualizado (incluindo alimentos funcionais, antioxidantes, antiinflamatórios e suplementação se necessário), de acordo com seus objetivos. Além de um plano alimentar equilibrado, com a quantidade certa de cada nutriente que o corpo necessita, o paciente deve levar em consideração a qualidade do que está sendo consumido

Benefício de uma boa nutrição

A intervenção nutricional age de forma benéfica na realização de cirurgias e deve começar antes da realização da mesma (devido a necessidade de controlar o metabolismo e apetite, considerando que o fator ansiedade influencia no desequilíbrio alimentar), até o término da recuperação no pós operatório, garantindo ao paciente mais saúde e bem estar.

Quando o organismo se submete a uma cirurgia ocorre reação de resposta metabólica, hormonal e imunológica que objetivam manter fluxo sanguíneo, oxigênio e energia para a cicatrização do corpo. Desde o início do procedimento ocorre aumento na produção de hormônios como o cortisol, a epinefrina, hormônios antidiuréticos, glucagon e diminuição da insulina.

O fator nutricional é determinante na eficácia do processo de cicatrização, ajudando a diminuir a ação inflamatória e a agressão de agentes; reestabelecendo a funcionalidade do organismo de forma efetiva.

Uma boa alimentação faz-se refletir no corpo como um todo. É importante garantir a ingestão adequada de nutrientes, afim de evitar a deficiência dos mesmos para que não ocorram desordens metabólicas, ocasionando desequilíbrio estético (unhas, cabelos, acnes, celulite, flacidez, envelhecimento precoce, entre outros), e em problemas de baixo peso, sobrepeso e até mesmo obesidade. Diversos estudos já mostraram e comprovaram que maus hábitos alimentares, com deficiências nutricionais e excesso de gordura saturada, carboidratos simples e sódio, podem causar diversas alterações estéticas

Bianca Malcher Teixeira

Graduada em Nutrição pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em dezembro de 2014.
Instagram: @nutri.biancamalcher

• Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Mande uma mensagem que iremos lhe responder: