Anestesia

A anestesia evoluiu substancialmente desde os seus primórdios. Hoje, ela é utilizada em suas mais diversas formas em procedimentos estéticos e cirurgias plásticas. É importante falar abertamente com seu médico sobre todas as suas dúvidas para que ele possa tranqüilizar você em relação a anestesia e outros componentes de seu procedimento.

A anestesia atua de diversas maneiras. É um analgésico que alivia ou bloqueia a dor, um amnésico que impede que o paciente se lembre da cirurgia e um imobilizador – para evitar que o paciente se mova enquanto o cirurgião está operando. A anestesia pode também promover a inconsciência e eliminar ou reduzir os batimentos cardíacos acelerados, respiração rápida e controlar o aumento da pressão arterial.

São quatro os tipos de anestesia mais usados em cirurgia plástica:

Anestesia local :

É usada para evitar a dor na área da cirurgia. Durante a anestesia local isoladamente, o paciente permanece acordado e consciente de tudo ao seu redor ou sob leve sedação.

A sedação é administrada por via intravenosa (pela veia) e pode ser associada a outros tipos de anestesia durante a cirurgia. A sedação inclui uma combinação de medicamentos que ajudam a evitar dor e ansiedade decorrentes de procedimentos médicos.

Anestesia regional:

A anestesia regional é uma denominação que engloba uma série de técnicas anestésicas distintas quanto à execução e à indicação. Essas técnicas têm em comum o fato de a anestesia ser produzida com o auxílio de um anestésico local e ser circunscrita a uma determinada área do corpo. São técnicas de anestesia regional:

Bloqueios tronculares: um nervo é bloqueado após a deposição de anestésico local sobre ele. Algumas anestesias para cirurgias de face são bloqueios tronculares.

Bloqueios espinhais: neste caso, os anestésicos locais são utilizados a fim de bloquear a passagem do impulso doloroso pela medula espinhal. As técnicas utilizadas são o bloqueio subaracnóideo (raqueanestesia) e a peridural.

Anestesia geral:

A anestesia geral é usada para procedimentos médicos amplos. Além de induzir o paciente ao sono, a anestesia geral evita qualquer dor, e previne que o paciente se lembre do procedimento mais tarde. Os fármacos incluídos na anestesia geral são inalados ou injetadas na veia.

complicações

Independentemente do tipo de anestesia, equipamentos são utilizados durante a cirurgia para monitorar a frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura, oxigenação e ventilação adequada. O monitoramento foi projetado para reduzir o risco de complicações.

A intercorrência mais comum da anestesia é náusea ou vômitos. A medicação adequada pode ser administrada para reduzir esse risco.

Informações adicionais

A decisão sobre o tipo adequado de anestesia envolve cirurgião plástico, anestesiologista e o próprio paciente. Antes de qualquer cirurgia é necessário coletar uma série de informações sobre sua saúde para determinar o tipo mais adequado de anestesia. Essa lista deve incluir:

• A história médica

• Medicamentos em uso

• Tabagismo e consumo de álcool

• Alergias

• Experiência anterior com anestesia

• Reações adversas à anestesia

• Reações de membros da família à anestesia

Seu médico irá avaliar essa lista durante sua consulta e imediatamente antes do procedimento, quando também irá perguntar quando foi a última ingestão de líquidos ou alimentos. Você pode ser solicitado a restringir a ingestão de alimentos e bebidas por um determinado período de tempo antes do procedimento. No caso de anestesia geral, esse período normalmente é de oito a 12 horas.

Informações adicionais

Conforme o tipo de anestesia utilizada, a recuperação pode levar entre uma e seis horas. Depois de qualquer tipo de anestesia, é recomendável ficar pelo menos 24h sem dirigir, sem operar máquinas pesadas e sem tomar decisões judiciais.

O descanso é a chave. As instruções variam de acordo com o procedimento. Seu cirurgião plástico também irá fornecer uma lista de instruções pós-operatórias que devem ser seguidas para reduzir o risco de complicações.

• Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Mande uma mensagem que iremos lhe responder: